O que é EAD (Ensino à distância)

Ensino a distância é uma modalidade de educação, em que o estudante e o professor não estão fisicamente juntos. Esta distância é “eliminada” com a utilização de tecnologia de informação e comunicação. Em inglês você também verá a expressão e-learning.

A principal característica é que o aluno não precisa se dirigir para uma escola. O aprendizado ocorre em qualquer lugar que o aluno deseje e pode ser feito sem qualquer horário, de acordo com sua disponibilidade.

Isto se contrapõe ao método tradicional de ensino que conhecemos há anos e que é a modalidade de Ensino Presencial, ou seja, o aluno e o professor devem estar presentes em um local como escola, faculdade, centro de treinamento, etc.

Modalidades de cursos a distância

Cursos a Distância podem ser oferecidos em vários formatos.

Um dos formatos mais antigos usados é o Curso por Correspondência. Nesta modalidade, o aluno recebe em casa, por correspondência (Correios), apostilas. De tempos em tempos, o cursando responde a pequenos questionários de avaliação e os envia para a escola também por correspondência.

Outro tipo de curso à distância são os cursos de línguas oferecidos em CD's, DVD's, Bluray, etc. O curso pode ser comprado em livrarias ou bancas de jornal, em fascículos.

Mais recentemente, surgiram cursos de língua oferecidos on-line pela internet onde os professores podem estar em países diferentes do do aluno.

Nos últimos anos várias entidades como faculdades e escolas começaram a oferecer cursos com algumas matérias em modalidade on-line e as demais matérias no modelo tradicional em sala de aulas.

Disciplina

Mas a modalidade de Ensino a Distância exige uma grande disciplina do aluno. É importante que reserve um horário e um local onde possa se concentrar. Como a responsabilidade de cumprir o horário é exclusivamente do aluno, este deve ser muito disciplinado, não se distrair e não resistir a outras tentações como justificativa para deixar para outra hora, o que acaba acumulando matéria e atrapalhando o aprendizado.

 

LMS? O que é isto?

Na maioria dos casos, os cursos EAD são gerenciados por um software conhecido pela sigla em inglês LMS, que é a abreviação de Sistema de Gerenciamento de Ensino (em português pode ser referenciado como SGE ou SGA). Mas para se ter cursos EAD não é necessário ter um LMS. Um curso pode ser disponibilizado off-line em mídas (como CD's, DVD's, pen-drives, etc) ou on-line por um link de internet dentro de um-site, Facebook, Twitter ou outro qualquer, ou também por e-mails.

Voltando para um LMS, este é um ambiente virtual:

  • Que é responsável pelo acesso de alunos, professores e administradores da instituição de ensino
  • Gerenciador dos acessos e permissões
  • Portador de cursos e conteúdo oferecidos
  • Tem função de ponto de encontro virtual com chats, fóruns, e-mails, etc
  • Permite administrar a frequência
  • Permite acompanhar o progresso do alunos

Os softwares de gestão de EAD mais comuns no Brasil são, o Moodle (principalmente instituições públicas por ser software livre) e o Black Board (usado pelas mais influentes instituições particulares – alto custo). Também é usado o Teleduc desenvolvida pela UNICAMP.

Obviamente um sistema destes não tem sentido nenhum se não tiver conteúdo para os usuários.

Conteúdo em um sistema LMS são os cursos que ele oferece. Mas como os cursos podem ser disponibilizados num LMS?

Para disponibilizar um curso, é necessário alguém querer ensinar, ou seja, querer compartilhar o próprio conhecimento com outras pessoas. Temos aqui as figuras do professor e do aluno.

Para um professor transmitir seu conhecimento a alunos interessados, ele tem algumas opções:

  • Escrever um livro
  • Ensinar em sala de aula
  • Gravar o conteúdo em uma mídia eletrônica

Um livro não deixa der ser uma maneira de ensinar a distância, mas quem ensina não pode acompanhar os alunos e nem incluir material interativo.

Ensinar em sala de aula provavelmente é o modelo que dá mais prazer a um professor por poder interagir diretamente com seus alunos e sentir o quanto está conseguindo transmitir. Como desvantagem, temos o fator repetição (mesma aula dezenas/centenas de vezes) e nos dias atuais, a dificuldade de locomoção até uma escola, tanto por parte do professor quanto dos alunos.

Agora, transmitir conhecimento eletronicamente é a modalidade que a cada dia fica mais prática e em que um professor consegue atingir alunos em qualquer canto do mundo e não apenas de algumas escolas onde ele leciona.

Mas surge um novo desafio que é gerar o conhecimento em uma mídia eletrônica off-line ou on-line como dito acima.

Os LMS normalmente tem alguma ferramenta bem simples de autoria de cursos, uma vez que o objetivo deles não é este, mas sim gerenciar o andamento dos cursos nele hospedados.

Um curso pode ser desenvolvido de várias maneiras isoladas ou em conjunto. Citamos aqui algumas ferramentas de autoria comumente usadas:

  • Documentos texto (Word ou PDF por exemplo)
  • Apresentações (Power Point por exemplo)
  • Vídeos caseiros
  • Capturas de tela (EzVid, Screen Recorder, Camtasia Recorder por exemplo)
  • Vídeos produzidos em estúdios profissionais
  • Software de autoria

Os primeiros quatro são métodos pouco profissionais, mas sem custo ou a um custo muito baixo. Os vídeos produzidos em estúdio tem um alto custo de produção e nem sempre o instrutor tem a habilidade de falar em frente às câmeras.

Software de autoria vem justamente suprir esta lacuna.

easygenerator Marca com Texto   Apdata   EstudioOficina   CentricSystems    FernandesGutierrez    Ertech    SysAid