Firewall – O que é e para que serve?
Como usuário não técnico em informática pouca gente sabe o que significa a palavra Firewall e qual a sua função quando está navegando na internet. Isto é essencial para uma proteção de rede avançada.
Parede corta fogo
A internet é uma rede pública. Quando o seu computador se conecta a ela, qualquer outro computador que também esteja conectado a ela, pode encontrar e se conectar ao seu computador. Para impedir que isto seja possível, criou-se um componente nas redes que se denominou Firewall. Em inglês, na tradução ao pé da letra, quer dizer parede corta fogo, numa comparação às paredes construidas com a função de isolar um ambiente do outro no caso de incêndio. Portanto, na internet, este equipamento ou software tem a função de funcionar como uma barreira entre os outros computadores da internet e seu. Ele tem a função de permitir ou bloquear qualquer entrada de dados em seu computador, e/ou sair dele sem permissão.
Você está protegido por um Firewall?
Tenha em mente, sempre que estiver com seu computador conectado na internet em saber se existe um firewall entre ele e a internet.
Mas isto garante a sua tranquilidade? NÃO.
Um firewall consegue proteger, desde corretamente configurado, o seu computador de:
- Hackers que invadem o seu computador a procura de informações que possam lhes ser úteis, como por exemplo senhas, números de cartão de crédito, etc.
- Worms que são um dos tipos de vírus que se propagam a partir de um computador para outros através da internet
- Tráfego de saída gerado por um vírus que tenha infectado o seu computador
Você deve se preocupar
Agora um firewall, mesmo bem configurado, não vai conseguir garantir a segurança. Ele fornece pouca ou nenhuma proteção contra:
- Se o firewall estiver desativado (ou desligado),
- Tiver muitas exceções ou portas abertas na configuração
- Se você mesmo dá permissão para que outros computadores se conectem ao seu (pouca gente lê ou entende as perguntas feitas na instalação de programas e são induzidos a abrir as configurações do firewall)
- Muitos dos vírus fazem isto sem seu consentimento
- Muitos e-mails do tipo Spam trazem links que apontam para sites com programas que ao executarem no seu micro ou instalar programas Spyware (programas espiões) configuram o firewall para o benefício deles
- Quando voce permite que outras pessoas tenham acesso ao seu computador ou rede para dar suporte remoto
- Ao conectar no computador fisicamente (não on-line), um pendrive via USB, ou inserindo um CD / DVD de origem desconhecida que executa um programa sem sua concordância
- Tráfego que parece ser legítimo
Assuma que seu provedor não fornece segurança alguma
Lendo todos estes pontos negativos, parece que o Firewall não adianta nada. No entanto, nada disto é motivo para não instalar um firewall.
É melhor assumir que o seu provedor de Internet NÃO FORNECE qualquer tipo de firewall. Assegure-se que você tem o software adequado para se proteger.
Muitos usuários com quem tenho tido contato acham que devem ter liberdade para fazer tudo o que a internet oferece, mas sempre tenho sugerido que é melhor proibir tudo e ir liberando aquilo que é necessário. Dá mais trabalho e incomoda, mas é muitíssimo mais seguro. Na internet existem bilhões, senão trilhões de sites, dos quais não dá para saber quais estão seguros e quais não. É melhor deixar liberados apenas alguns milhares. Assim, quando você for acessar algum site que lhe parece legítimo o firewall vai bloquear e você decide se ele é realmente legítimo ou não.
Especialista em Infra-Estrutura de TI, Segurança e Gestão há 40 anos

